quinta-feira, 21 de maio de 2009

ORIGENS E PADRÃO DOS WHIPPETS

O Whippet é uma raça de cães que faz parte da família dos galgos ou lébreis.

Ativos, dóceis e brincalhões, estes animais são fisicamente parecidos com seus "primos" ingleses, os Greyhounds porém menores e mais calmos.

Sobre as origens desta raça não existe consenso por parte dos autores que se têm dedicado à história do Whippet. Uns defendem que a sua origem remonta aos tempos dos faraós. Outros são menos ambiciosos e referem que o Whippet é o resultado de cruzamentos do Greyhound com algumas espécies de terrier feitas pelos mineiros e tecelões do norte de Inglaterra nos finais do século XIX. Com estas combinações de raças pretendia-se obter uma espécie de menor porte, mais económica, mantendo contudo as características do greyhound no que respeita à velocidade e aptidão para a caça à lebre e ao coelho. Por isso, o whippet terá sido conhecido como sendo o "greyhound dos pobres". Hoje o seu estatuto é completamente distinto, sendo considerado, ao invés, como símbolo de elite.

Padrão:


Padrão FCI nº 162 - 17 de junho de 1998.

Grupo10 - Lebréis

Seção 3 - Lebréis de Pêlo Curto

País de origem - Grã-Bretanha

Nome no país de origem - Whippet

Utilização - Cão de corrida


APARÊNCIA GERAL - equilibrada combinação de poder muscular e força com elegância e linhas graciosas. Construído para velocidade e trabalho. Qualquer forma de exagero deve ser evitada.

TEMPERAMENTO / COMPORTAMENTO - um companheiro ideal. Altamente adaptável a ambientes domésticos ou esportivos. Gentil, afetuoso; disposição equilibrada.


PELAGEM: Pele - (padrão não comenta). Pêlo - fino, curto, cerrado. COR - qualquer cor ou mistura de cores.

TAMANHO:Altura na cernelha - Machos: 47 a 51 cm. Fêmeas: 44 a 47 cm.


CABEÇA:

Crânio - longo e seco, plano no topo, afinando para o focinho, bastante largo entre os olhos. Stop - leve. Focinho - (padrão não comenta). Trufa - preta; nos exemplares azuis, uma cor azulada é permitida; nos exemplares fígado, a trufa será da mesma cor; nos brancos ou particolor, é permitida uma trufa com manchas claras. Maxilares / Dentes - maxilares fortes, poderosos, de contornos bem definidos, com uma perfeita mordedura em tesoura. Olhos - ovais, brilhantes; expressão muito alerta. Orelhas - em forma de rosa, pequenas, de textura fina. Pescoço - longo, musculoso, elegantemente arqueado.


CORPO:

Dorso - largo, firme, ligeiramente longo, com um arco definido sobre o lombo, não parecendo corcunda. Lombo - dando impressão de força e poder. Peito - muito profundo, com bastante lugar para o coração; antepeito profundo, bem definido. Costelas arqueadas, musculosas no dorso.Costelas - (padrão não comenta). Ventre - (padrão não comenta). Garupa - não escarpada.
MEMBROS:

Anteriores - retos e aprumados, frente não muito larga. Braços - (padrão não comenta). Cotovelos - bem ajustados, trabalhando rente ao tórax. Antebraços - (padrão não comenta). Carpos - (padrão não comenta). Metacarpos - fortes, moderadamente elásticos. Patas - muito bem delineadas, dedos bem destacados, e articulações bem arqueadas; almofadas plantares espessas e fortes.Posteriores - fortes. O Whippet é capaz de cobrir grande extensão de terreno e demonstrar grande ação propulsora. Coxas - largas. Joelhos - bem angulados. Pernas - bem desenvolvidas.Metatarsos - (padrão não comenta).Jarretes - bem descidos. Patas - de contornos bem definidos, dedos bem separados, almofadas espessas e duras.


CAUDA -

sem franjas. Longa, afilada e, quando em ação, curva-se para cima, sem ultrapassar a linha do dorso.


MOVIMENTAÇÃO - l

ivre. Posteriores bem situados abaixo do corpo para permitirem a propulsão.Os membros anteriores alcançam bem à frente, rentes ao solo, indo e vindo corretamente. A movimentação não deve parecer saltitante, sem passadas altas, curtas ou picadas.


FALTAS -

qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade.


NOTA -

os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem desenvolvidos e acomodados na bolsa escrotal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário