quinta-feira, 21 de maio de 2009

MITOS E DÚVIDAS SOBRE A RAÇA

O Whippet é um cão relativamente fácil de se manter, possui pelagem curta e lisa. Possui uma variedade imensa de cores e marcações, sendo todas aceitas. O tamanho de uma fêmea de Whippet está entre 44 a 47cm de altura, medidos pela cernelha. Um exemplar macho mede de 47 a 51cm. O peso varia entre 10 a 15kg. São cães leves e visivelmente mais magros que a maioria das raças, justamente por possuírem pouca camada de gordura. Porém, possuem musculatura bem desenvolvida, principalmente a musculatura das patas traseiras, responsáveis pelo "arranque" nas corridas. As orelhas devem ser em formato de "rosa" e não em pé.

São cães que despertam grande interesse nas pessoas por sua aparência incomum. E diversas idéias, às vezes incorretas, são veiculadas entre as pessoas que não conhecem nem convivem com a raça.
Respondemos a algumas dessas dúvidas, citando a veterinária e criadora de whippets no Rio de Janeiro, Dra. Danielle Figueiredo:

Preciso levá-lo para correr com frequência? É um cão que se adapta à vida em um apartamento ou preciso de grande espaço para que corra?

“O whippet adulto é usualmente um cão calmo que não precisa estar sempre ocupado. Ele poupa sua energia para uma tremenda explosão de atividade que raramente dura muito tempo. Aí fica feliz e se reverte numa tranqüilidade relaxada e digna.
Eles também não se adaptam bem quando deixados sozinhos o dia todo. Se são mantidos deste modo se tornarão claustofóbicos e destrutivos. Às vezes um comportamento destrutivo é uma mera reflexão de sua insatisfação em estar só. Descobrindo-se a causa, fica mais fácil tratarmos o problema.
O cuidado diário que um whippet requer é pouco e fácil. Deve-se escovar o pêlo regularmente, passear na guia (se possível do tipo enforcador sem dentes) pelo menos uma vez por dia. Se tiver a chance de correr solto num local seguro por alguns minutos, uma cama confortável e uma boa alimentação com ração de qualidade super premium, a única outra coisa que ele precisa é a sua companhia.
Há alguns cuidados indispensáveis para quem deseja adquirir um filhote desta maravilhosa raça. Pela sua grande agilidade, eles podem facilmente pular sobre a mesa e devem ser ensinados desde cedo a não fazerem isso. Janelas devem ser fechadas ou minimamente teladas, pois na ausência do amado dono, ele fará de tudo para procurá-lo.
Diferentemente dos machos de muitas outras raças, os machos whippets são normalmente limpos em sua própria casa. Eles geralmente nunca levantam a perna para urinarem dentro de casa. Dificilmente são dominantes, aceitando bem outros machos (desde que habituados desde filhotes).”

A aparência frágil do whippet reflete em sua saúde também?

"Por serem filhotes muito ativos pode haver a ocorrência de fraturas mas não há predisposição genética para doenças. Algumas taxas de exames também são diferenciadas para galgos e os veterinários que não conhecem a raça podem acabar fazendo diagnósticos que não procedem. Seria bom os novos proprietários ficarem de olho nisso. Muitos whippets se mantém saudáveis e ativos até doze ou treze anos."

É uma raça boa para crianças?

“Os whippets são muito amáveis com crianças e raramente as amedrontam. As crianças porém devem ser prudentes e saber respeitar os limites do cão. Os whippets têm um temperamento muito estável e latem ou rosnam somente sob extrema provocação.
As vacinas devem sempre estar em dia, de acordo com orientação veterinária, assim como vermífugos e outros medicamentos de rotina. Deve-se levar o cãozinho anualmente ao veterinário ou sempre que necessário.
Por serem muito limpos, não precisam de banhos semanais. É indicado fazê-lo somente quando necessário, com produtos adequados para banhos de filhote. O corte de unhas também é indicado somente por especialistas, pois pode machucar o animal. Se seu animalzinho tiver sempre com a saúde perfeita, ele será muito feliz ao seu lado!”

É um cão destruidor ou muito agitado quando filhote?

“Os filhotes de whippet são muito ágeis e travessos, o oposto do calmo e refinado cão que se tornam quando adultos, além de possuidores de uma interminável energia. Saltam sobre as coisas, correm e brincam com o que acharem interessante, o que às vezes pode ser bem perigoso para o filhote. Nesta fase, o exercício é importante, mas também dormir e comer, e alguns filhotes de whippet tendem a se esquecer da última parte. Brincar é o instinto natural do filhote em crescimento, e isto faz parte da socialização e interação com as pessoas e outros animais da casa.
Os whippets são bastante sociáveis e aprenderão a se adaptar ao seu estilo de vida sem muito treinamento formal. Jamais deve haver de sua parte, gritos ou força física, pois eles não respondem muito bem a qualquer tipo de agressão. Os whippets têm uma aparência agradável, com seu estilo refinado, elegância e ar de completa superioridade. Porém são muito sensíveis e um bom líder, que deverá ser seu dono, deverá saber respeitá-lo e ele responderá sendo um bom cão de companhia no futuro.”

(Qualquer dúvida sobre a raça pode ser postada aqui e será encaminhada à Dra. Danielle Figueiredo para esclarecimentos aqui no blog)

Nenhum comentário:

Postar um comentário